terça-feira, 20 de setembro de 2011

Surpreendida



Ontem fiquei de boca semi-aberta com um telefonema. "Boa tarde, daqui fala #%$& do seu Centro de Saúde. É para informar que tem consulta marcada dia xx com a sua médica de família. A consulta de planeamento familiar."

Oi?! Como? Consulta? Que consulta?! Eu não marquei nada, não pedi para marcar nada. Não faço este tipo de consultas no Centro de Saúde. 
Depois de uma série de questões colocadas o que entendi é que a Sra. Dra. marcou esta consulta por iniciativa própria. Ok, deve ter olhado para a minha ficha e pensou que como nunca lá ponho os pés e até já tenho (alguma) idade para começar a frequentar este tipo de consultas vamos lá chamar a menina. 
Fiquei com mixed feelings. Se por um lado fiquei surpreendida pela positiva por ser o sistema de saúde a ter a iniciativa de marcar consultas (nunca me tinha ocorrido tal), por outro lado é muito mau se eu estivesse até hoje à espera de uma consulta deste género. Muito mau mesmo. Tive quase que morder a língua para não responder por telefone "e vocês acham mesmo que por esta altura (da minha vida) eu ainda não fiz sequer uma consulta desse género? Mesmo, mesmo?".
Mas tudo bem, vou optar por dar mérito à iniciativa. E vou aproveitar a consulta. Não para o planeamento mas outros assuntos. Não é todos os dias que a nossa médica nos solicita a presença certo?

9 comentários:

  1. O meu médico sempre me fez isso, manda-me cartas para casa e tudo.
    No entanto, a partir do dia em que ele proferiu "Está tudo bem com a tua vagininha?" eu tomei a liberdade de não pôr lá mais os pés. Oh pá.

    ResponderEliminar
  2. Pura utopia no país em que estamos.. Mas se estamos a evoluir... tanto melhor!!

    ResponderEliminar
  3. A minha já perguntou se queria fazer...mas nunca marcou!!

    ResponderEliminar
  4. A sério? Uns centros de saúde com tanto e outros com tão pouco. Quase inacreditável esse telefonema Lia.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Sim aproveita...estranha essa iniciativa na saude pública!

    ResponderEliminar
  6. a receita é muito simples: 2 c sopa de farinha de aveia, 1 clara de ovo ou ovo inteiro, 1 c sopa de sementes (opcional), e água para a consistência. dá para uma panqueca jeitosa. *

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que é de louvar a iniciativa ;)

    ResponderEliminar
  8. uma vez o centro de saúde ligou para casa de uma colega (já foi há uns anos) minha a avisar que os exames dela já estavam prontos e o telefonema foi de tal modo a despachar que nem sequer perguntaram com quem estavam a falar. atendeu a mãe! a sorte é que ela falava as coisas com a mãe se fosse o pai ...
    acho que as pessoas que estão a marcar consultas deviam ter mais sensibilidade.
    Uma vez ligaram para mim a dizer que precisava de fazer mais exames por ordem do médico, para passar por lá para levantar a guia. depois do meu silêncio é que disseram "não se preocupe, é rotina, não deve ser nada grave".

    bjokas

    ResponderEliminar
  9. Lia, isso agora é comum nas USF. Pelo menos como Enfermeira reparei nisso quando as pessoas iam lá por alguma razão perguntavamos sempre pelas coisas no geral e se ja tinha feito certos exames indicados para a sua idade. Muitas vezes ao reparar que os hipertensos e diabéticos (grupos de risco) não nos "visitavam" há algum também fazíamos convocatórias. Portanto acho mesmo de louvar a criação das USF e os cuidados melhorados que estas trouxeram à população ;) beijoka*

    ResponderEliminar