segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Ver o outro lado da questão



Eu sei que isto de relacionamentos tem que se lhe diga. Eu sei que entre duas pessoas, cada uma possui a sua verdade, a sua versão. E quando um divórcio lhes acontece na vida as coisas tem tendência a piorar. As verdades de cada um passam a ser (estranhamente) tão discrepantes uma da outra. As realidades não se assemelham de todo ao que cada um profere.
Este fim de semana, volvidos mais de 16 meses do divórcio que abalou a minha família, encontrei me quase sem contar com a pessoa que saiu dela. E de uma forma natural ambas sentimos necessidade de conversar. De dizer aquilo que não foi dito durante este longo silêncio de 16 meses. E eu sei que o que ouvi foi a versão dela, a realidade dela. Eu sei. Mas ainda assim fiquei desiludida e triste por saber agora pormenores (que infelizmente contam) que nos foram ocultados, dissimulados e deturpados.
E eu fiquei triste por durante muito tempo ter moldado uma opinião relativa ao divorcio que hoje não partilho na integra. E desiludida porque senti que me toldaram a opinião. E porque já andava a questionar a verdade no seu todo. E agora tive essa mesma confirmação. 

3 comentários:

  1. isso é normal. Por norma há sempre dois lados da moeda, e nunca se conta tudo o que se devia.
    acontece muito. Por isso eu escuto sempre os dois lados, e fico com uma percepção, e quando me acontece a mim - se acontecer - ai crio uma opinião mais concreta.

    ResponderEliminar
  2. Na situação complicada que é um divórcio (pelo menos, a grande maioria deles) existem sempre duas histórias, duas perspectivas que nem sempre são partilhadas na íntegra. E que quando são contadas levam as pessoas a pensarem que o mal está no outro de quem não ouviram a versão dos acontecimentos... Concordo com o que a MaGu disse: há sempre que ouvir os dois lados antes de tomar qualquer partido.

    ResponderEliminar
  3. Eu nao teria que tomar partido algum. Uma das pessoas em questão é familiar e sempre será. A outra era casada com ele, ficou e fica uma amizade mas ela optou por afastar se e remeter se ao silencio. Porque não quis lavar roupa suja, desculpando o termo. E agora passados estes meses todos sentimos necessidade de falar não sobre o assunto mas sobre nós. Que nos afastamos também com o divorcio.

    ResponderEliminar